13 de março de 2010
As propriedades medicinais da romã são conhecidas desde a Antiguidade,
Do tamanho de uma laranja, a romã tem cerca da metade de seu peso em partes não comestíveis como a casca e as sementes, ricas em taninos e utilizadas na Fitomedicina na preparação de remédios caseiros. O chá de suas cascas, por exemplo, é rico em taninos e indicado para gagarejo e contra infecções da boca e da garganta.
Como fazer o chá:
É simples: abra a romã, tire as sementes e ferva as cascas, a água ficará bem amarelada. Depois que o chá ficar pronto é so fazer gargarejo três vezes ao dia. Você notará que este chá e muito adstringente e que trará alívio imediado à dor de garganta, além, é claro, de reduzir a duração da doença.
Procure gargarejar com o chá levemente morno.
12 de março de 2010
11 de março de 2010
A Sagrada Goiabeira do Nosso Quintal
| |
Os brotos da goiabeira, cozidos, são, na prática caseira, adequados nos casos de diarréias. As folhas, por sua vez, podem ser empregadas, em aplicações, contra a inchação das pernas. nfelizmente, a goiaba é de pouco uso entre os brasileiros. Já a goiabada é mais procurada. Esta, entretanto, não encerra a riqueza medicinal que existe no fruto em estado natural. |
Projeto Solicitude no Dia da mulher na CFOE
Na I Semana da Mulher da CFOE, o Projeto Solicitude organizado em comemoração ao dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, reservou-nos grandes surpresas. Doação e resgate da auto-estima com um workshop de Maquiagem que ensinou nossas maravilhosas guerreiras a se tornarem lindas mulheres, como mostra a foto abaixo.
O vídeo abaixo, produzido e editado pelo grupo de trabalho, ilustra o espírito da realização.
Assista ao vídeo aqui
10 de março de 2010
Massoterapia na CFOE em comemoração à Semana da Mulher
Como parte dos eventos programados para a comemoração da Semana da Mulher na Clínica da Família Olímpia Esteves, foram realizadas massagens terapêuticas que obtiveram enorme aceitação e sucesso.
Assim, acordamos com a equipe voluntária em tornar essa atividade parte de nosso cronograma habitual de oferta de serviços de saúde aos nossos usuários.
Irinéia Santos da Cruz preparando uma paciente para a terapia
Wilma Takeda, Irinéia Santos e Marisa Vitalino, massoterapeutas volutárias que juntamente com suas colegas Vanessa Honório, Marise e Núbia Maria tanto enriqueceram o nosso evento.
A todas elas, nosso muito obrigado!
9 de março de 2010
Atividades da I Semana da Mulher da CFOE
Comemorando o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, a Clínica da Família Olímpia Esteves organizou toda uma semana com atividades voltadas á saúde , informação, valorização e entretenimento da mulher.
Abaixo nosso auditório enfeitado para a festa de abertura do evento.
8 de março de 2010
Rocinha recebe novos equipamentos de saúde
Clínica da Família Dona Zica
A Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza terá 11 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Cada equipe será formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, seis agentes comunitários de saúde e um agente de vigilância em saúde. A clínica terá, também, quatro equipes de saúde bucal.
Zona Oeste terá mais sete clínicas da família
SAÚDE
A Zona Oeste vai ganhar mais sete Clínicas da Família em 2010. As obras já começaram nas localidades de Sepetiba, Paciência, Vieiras, Vila Alzira, Saguassu, Areia Branca e Palmares. Segundo o Secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, outras oito clínicas da região devem ter a reforma iniciada na semana que vem, também como parte do projeto Saúde Presente. A construção e a restauração de clínicas na Área de Planejamento 5.3. — que compreende os bairros Santa Cruz, Sepetiba e Paciência — vão beneficiar 380 mil pessoas.
— Essas clínicas não são importantes só para a região, mas para a cidade inteira, porque estamos experimentando um novo sistema de saúde — diz Dohmann.
As obras das sete clínicas têm um prazo de conclusão de cinco meses. Com investimento de R$ 75 milhões, o sistema Saúde Presente, anunciado em maio, prevê ainda a construção de mais 15 clínicas na região. O objetivo é criar um sistema integrado e personalizado de assistência onde cada pessoa terá um médico que a acompanhará e, quando necessário, fará os encaminhamentos para outras especialidades e unidades. A primeira clínica da família foi inaugurada em novembro, em Realengo.
— O sistema vai permitir que os pacientes tenham acesso direto aos profissionais, inclusive pelo telefone. A gente vai apontar a porta de entrada e acabar com isso de uma pessoa sair com um papel procurando um lugar para ser atendida — promete o secretário.
Segundo a Secretaria de Saúde, 2 mil profissionais de saúde, via Organizações Sociais (OS), estarão disponíveis a partir de janeiro para atuar nas clínicas. O secretário Dohmann afirmou ainda que as unidades da região estão tendo as equipes completadas, inclusive a Policlínica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz, que será integrada ao sistema Saúde Presente. Pacientes reclamavam da falta de médicos na policlínica.
— Os postos estão sendo reformados e as equipes recompostas. É uma reforma do sistema. Na policlínica, algumas especialidades, como ortopedia, já foram completadas — afirma Dohmann.