6 de novembro de 2010
CFOE trabalha a prevenção de queda na terceira idade
A Equipe de CFOE preparou uma peça teatral para nosso grupo da melhor idade abordando o tema
"queda na terceira idade"
Fraturas de fêmur e no quadril são um dos tipos mais sérios de lesões ocasionadas por quedas, sendo um dos principais problemas de saúde entre idosos. Apenas metade dos idosos hospitalizados por causa de fratura no quadril pode retornar para casa e viver independentemente. Osteoporose, uma doença que envolve a perda de massa óssea, aumenta as chances de fraturas em idosos em caso de queda.
ACS Veronica e Prof. Edmilson Junior
Muitos idosos têm medo de cair. Esse medo fica mais comum à medida que a pessoa envelhece, até entre aqueles que nunca caíram. Isso pode levar aos idosos evitarem atividades como caminhar, passear ou tomar parte em atividades sociais.
Se você está preocupado com quedas, converse com seu médico. Ele pode encaminhá-lo a um fisioterapeuta que o ajudará a melhorar seu equilíbrio, habilidade de caminhar e confiança ao se locomover. Livrar-se do medo de cair pode ajudá-lo a ficar ativo, manter a saúde física e prevenir quedas futuras.
ACS Veronica, ACS Fernando e Prof. Júnior
Depois de uma queda, seu médico pode sugerir fisioterapia, uso de um andador, ou outras medidas para ajudar a prevenir futuras quedas. Essas medidas também podem tornar o idoso mais confiante em suas habilidades. Exercício físico pode ajudar a melhorar o equilíbrio e força muscular, os quais ajudam a prevenir quedas. Mudar seus medicamentos também pode ajudar. Você também pode tornar sua casa mais segura contra quedas.
As quedas não são parte inevitável da vida, até mesmo quando a pessoa envelhece. Você pode tomar medidas para evitar as quedas. Seu médico pode ajudá-lo a decidir que mudanças ajudarão.
ACD Fabiana e ACS Carlos
5 de novembro de 2010
14 de novembro de 2010 - 1 ano de CFOE
Vídeo comemorativo do aniversário de um ano da CFOE
Assista aqui
Grupo Diversidade EnCena trabalha com o Teatro do Oprimido na CFOE
O grupo Diversidade EnCena trabalha com o Teatro do Oprimido (TO). Metodologia que acredita no potencial criativo de todas as pessoas, estimulando-as a abandonarem o papel de meras espectadoras e consumidoras de produtos artísticos para tornarem-se, também, produtoras.
O TO acredita que pelos meios estéticos, os cidadãos-artístas e os artistas-cidadãos podem transformar suas realidades concretas.
A intenção dessa intervenção artística é provocar a reflexão, o diálogo e a promoção de uma cultura de respeito à diversidade e não violência contra gays, lésbicas, transexuais e travestis.
O espetáculo "Coisas de Menina" é uma criação coletiva do grupo. A peça conta a história de uma menina adolescente que enfrenta o preconceito de gênero e a homofobia na escola.
Esse espetáculo faz parte do Projeto Diversidade Sexual na Escola, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que além dessa ação, realiza várias outras atividades como oficinas de sensibilização, cursos de capacitação sobre diversidade sexual (dirigido aos profissionais da educação) e oficinas de produção de vídeo.
A peça Coisas de Menina já foi apresentada para mais de 1500 pessoas, em diversos lugares do estado do Rio de Janeiro.
1 de novembro de 2010
Dia do Deficiente Físico é celebrado pela CFOE
Foi comemorado pela CFOE no dia 26 de outubro o dia do deficiente físico - Dia da Inclusão.
Palestra sobre direitos e qualidade de vida da pessoa com deficiencia
Palestrantes: Cristina Vasconcelos, Assistente Social e Fábio Santos, Psicólogo, ambos da SMPD.
Apresentação do grupo de capoeira inclusiva artEficiencia.
do programa de reabilitação social baseada na comunidade RBC.
O evento foi para todos os tipos de pacientes com deficiencia.
Grupo de Adolescentes da CFOE
Quinzenalmente o grupo se reúne na CFOE.
Com a orientação da Equipe do NASF.
Debatendo dúvidas sobre assuntos que os próprios adolescentes escolhem por votação anônima e que serão abordados no encontro subsequente,
tais como sexulidade, drogas, bullying, violência, gravidez indesejada e DSTs.
Alcançando o objetivo da educação em saúde e estímulo ao auto cuidado.