8 de março de 2010

Zona Oeste terá mais sete clínicas da família

SAÚDE


A Zona Oeste vai ganhar mais sete Clínicas da Família em 2010. As obras já começaram nas localidades de Sepetiba, Paciência, Vieiras, Vila Alzira, Saguassu, Areia Branca e Palmares. Segundo o Secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, outras oito clínicas da região devem ter a reforma iniciada na semana que vem, também como parte do projeto Saúde Presente. A construção e a restauração de clínicas na Área de Planejamento 5.3. — que compreende os bairros Santa Cruz, Sepetiba e Paciência — vão beneficiar 380 mil pessoas.

— Essas clínicas não são importantes só para a região, mas para a cidade inteira, porque estamos experimentando um novo sistema de saúde — diz Dohmann.


As obras das sete clínicas têm um prazo de conclusão de cinco meses. Com investimento de R$ 75 milhões, o sistema Saúde Presente, anunciado em maio, prevê ainda a construção de mais 15 clínicas na região. O objetivo é criar um sistema integrado e personalizado de assistência onde cada pessoa terá um médico que a acompanhará e, quando necessário, fará os encaminhamentos para outras especialidades e unidades. A primeira clínica da família foi inaugurada em novembro, em Realengo.


— O sistema vai permitir que os pacientes tenham acesso direto aos profissionais, inclusive pelo telefone. A gente vai apontar a porta de entrada e acabar com isso de uma pessoa sair com um papel procurando um lugar para ser atendida — promete o secretário.

Segundo a Secretaria de Saúde, 2 mil profissionais de saúde, via Organizações Sociais (OS), estarão disponíveis a partir de janeiro para atuar nas clínicas. O secretário Dohmann afirmou ainda que as unidades da região estão tendo as equipes completadas, inclusive a Policlínica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz, que será integrada ao sistema Saúde Presente. Pacientes reclamavam da falta de médicos na policlínica.

— Os postos estão sendo reformados e as equipes recompostas. É uma reforma do sistema. Na policlínica, algumas especialidades, como ortopedia, já foram completadas — afirma Dohmann.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Olímpia Esteves, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3309-3487