Os moradores da região serão previamente agendados e encaminhados para o Cardiomóvel. Após a realização dos exames, o paciente receberá um protocolo para retirada dos resultados na própria Clínica. Lá, passará novamente pelo clínico geral para análise dos resultados e orientações de tratamento, se necessário.
O projeto, que fará um mapeamento cardiológico inédito no país, teve inicio em agosto no Complexo do Alemão e já realizou mais de 400 exames.
O mapeamento da saúde cardiológica será realizado no projeto piloto em 1.500 pessoas e pretende realizar 4.600 exames durante três meses para entender como está a saúde cardíaca do carioca e desenvolver um planejamento de ações de prevenção a infarto e complicações, além de traçar uma política de ação na área da cardiologia na cidade do Rio.
Na segunda fase, o trabalho será feito com todos os cidadãos assistidos pelas Clínicas da Família, mais de 1,6 milhão de pessoas. Na avaliação, serão verificados índices como glicemia, colesterol, circunferência abdominal, peso, entre outros.
O projeto do Cardiomóvel é uma parceria da SMSDC com a General Eletric (GE) e passará também pelos bairro Sampaio, Santa Cruz e Botafogo.