CF OLÍMPIA ESTEVES

Rua Olímpia Esteves, S/N - Padre Miguel - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21775-002 | ☎ Telefone: (21) 3309-3487
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Hélio Alves | CNES 6387152 - ESF: 08 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

3 de março de 2010

CFOE inicia visitas do Programa Dentescola

CFOE inicia visitas do Programa Dentescola

Dra, Tânia Raquel e os ASB Graciane Maciel, Robert Barcelos e Elaine Gama iniciaram as visitas às Unidades Escolares de cobertura das Equipes de Alto d'Ouro e Vila Nova, escola Municipal Profº Wan-tuyl Cardoso e Escola Municipal Frei Vicente Salvador, dando início à implementação do Programa Dentescola nestas instituições.

Raiva Rural

Raiva Rural

Após sua inauguração, a equipe da CFOE identificou casos de raiva rural em animais de grande porte de seu território. O Centro de Controle de Zoonoses da SMSDC foi acionado e o resultado desta parceria foi a busca e identificação do local (cavernas naturais na Serra do Barata) onde morcegos hematófagos se abrigam. Os usuários desta região foram visitados, avaliados e encaminhados, quando necessário, à vacinação, a fim de garatir o controle desta doença, evitando seu alcance urbano e potenciais casos de raiva humana.

Luiz Carlos, Agente de Vigilância em Saúde que atua de forma incasável no controle desta zoonose

Agentes do CCZ vacinando animais de pequeno porte contra a raiva

O Centro de Controle de Zoonoses diagnosticou dois casos de raiva equina na região

Quadro demonstrativo das espécies mais comuns de morcegos encontradas nas áreas silvestres, rurais e urbanas do Brasil

Busca pelo local de abrigo dos morcegos hematófagos na Serra do Barata

SMAS - CRAS Olímpia Esteves

SMAS - CRAS Olímpia Esteves

Foram inicia as obras de adequação do segundo andar da CFOE para a instalação do futuro Centro de Referência em Assistência Social - CRAS - Olímpia Esteves, da Secretaria Municipal de Assistência Social. Assim, em futuro próximo, teremos uma sinergia com o trabalho desenvolvido trazendo enorme benefício aos territórios adscritos de nossa Unidade.

Luiz Fernando, agente administrativo da CFOE



Leishmaniose Tegumentar Americana

Leishmaniose Tegumentar Americana

Ação de prevenção contra a leishmaniose hoje em Realengo



Publicada em: 03/03/2010 às 09:51 - Editoria: Cidade




A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio promove em Realengo hoje, dia 3, uma ação de prevenção e educação sobre Leishmaniose Tegumentar em animais. O trabalho vai se estender ao longo de todo o dia.

O objetivo da ação é evitar a transmissão de doenças entre homens e animais. Desta forma, uma equipe de técnicos do Centro de Controle de Zoonoses fará visitas domiciliares informando sobre a doença, orientando os moradores sobre as medidas preventivas, avaliando as condições de saúde dos animais e coletando material para análise.

A Leishmaniose Tegumentar é uma doença infecto-parasitária causada por varias espécies de protozoários do gênero
Leishmania, e se manifesta quase exclusivamente por lesões cutâneas e mucosas. É uma zoonose transmitida através da picada das fêmeas de mosquitos flebotomíneos hematófagos para animais silvestres (roedores, preguiça, tamanduá, gambá, mão-pelada etc.) e peridomésticos (cães e roedores), podendo infectar o homem.

Carnaval seguro

Carnaval seguro

Às vésperas do Carnaval 2010, a Clínica da Família Olímpia Esteves colocou seu bloco na rua, "vai, amor, veste a camisinha", que com muita animação e muito humor, levou aos nossos usuários a conscientização do sexo seguro e do prazer responsável.

As fotos abaixo (basta clicá-las para ampliá-las) mostra o sucesso do evento!







Jornal Extra 27/02/2010

Jornal Extra 27/02/2010

DIAGNÓSTICO PELA INTERNET

Telemedicina é aprovada por médicos e pacientes



A gestante Aline de Souza Gomes, de 26 anos, foi encaminhada para um pré-natal especializado depois de uma teleconferência. A médica Katharine Gandra, de 23 anos, discutiu o caso da paciente, que é hipertensa e está grávida de apenas dois meses.
— Conversamos sobre a medicação que ela está usando e decidimos suspender o remédio. A paciente será encaminhada para uma unidade especializada em acompanhar gestações de risco — conclui Katharine, que aproveitou a interação com a médica Patrícia Elia para tirar dúvidas de outros casos:

— Isso vai ser ótimo pra mim. É bom para perguntar e aprender sobre outras coisas.

A paciente também aprovou a novidade.

— Acho que é um benefício. O médico conversa sobre o meu problema para ter um melhor diagnóstico para o meu caso — diz Aline.

Referência
O modelo adotado pela Secretaria municipal de Saúde teve como referência o TeleSSaúde Brasil, programa do Governo Federal presente em dez estados. No Rio, o núcleo fica na Uerj.
TeleSSaúde Brasil
O programa nasceu em 2007 com foco em educação e formação dos profissionais de saúde dos PSF por meio de teleconferências. No ano passado, assumiu também a missão de auxiliar os médicos no diagnóstico.
Novidade
A inovação adotada no município é associar essa segunda opinião à regulação de vagas nas unidades com o objetivo de reduzir as filas nos hospitais e acelerar o atendimento.
Custo
A Secretaria municipal de Saúde vai investir R$ 20 milhões para implantar a Telemedicina em todo o sistema de Saúde do Rio.

Curso de Capacitação para os ACS

Curso de Capacitação para os ACS


Em janeiro foi realizado na CFOE o Curso de Capacitação aos Processos de Trabalho da Estratégia Saúde da Família aos novos Agentes Comunitários de Saúde

Clique nas fotos a seguir para ampliá-las





As enfermeiras instrutoras Márcia Silva e Edila Aleixo





1 de março de 2010

Reportagem do Jornal Extra de 28/02/2010

Reportagem do Jornal Extra de 28/02/2010

Telemedicina:
Telessaúde e a seguna opinião formativa

Dra. Patricia Elia do Telessaúde da SMSDC em teleconferência com a CFOE

Dra. Katharine e Dra. Cristina, da CFOE, e Dra. Ana Brum, do Telessaúde da SMSDC

Dra. Katharine Gandra em teleconferência com a segunda opinião formativa


(Assista ao vídeo)


A tecnologia chegou ao posto de saúde. Na clínica da família Olímpia Esteves, em Realengo, os médicos podem conversar com outros profissionais, pela internet, para fazer o diagnóstico do paciente e confirmar se é necessário o encaminhamento a outra unidade. É a Telemedicina — projeto que a Secretaria municipal de Saúde quer implantar, a partir da Zona Oeste, em todos os Postos de Saúde da Família (PSF) do Rio.


O piloto do projeto começou a funcionar em janeiro deste ano, em Realengo. Os médicos dos PSF podem contactar — por meio de computador, internet e webcam — uma equipe que fica na Uerj, no Maracanã. O grupo, formado por cinco médicos da família que atendem de segunda à sexta das 13h às 17h, vai ganhar o reforço de profissionais com especialização.

— Na semana que vem entram os especialistas. Nós queremos dar prioridade para cardiologista e dermatologista — explicou o secretário municipal de Saúde do Rio, Hans Dohmann.

Encaminhamento
Além de permitir ao médico da família discutir o caso do paciente com outros profissionais, a Telemedicina vai ser usada para avaliar se o tratamento deve ser feito no próprio posto ou em outra clínica.

— Todo encaminhamento deve ser discutido para verificar se é necessário levar o paciente a outro lugar ou se é possível tentar outra terapia — explica a gerente do Projeto de Telemedicina, Márcia Rendeiro. — Muitos pacientes são encaminhados sem necessidade, sobrecarregando os hospitais.

Segundo o diretor do PSF Olímpia Esteves, Carlos Pujol, os médicos do posto terão um tempo reservado para usar o sistema.

— Cada funcionário poderá usar a ferramenta uma vez por semana, durante um turno de quatro horas. Com a Telemedicina estamos retomando a junta médica, quando três ou mais médicos se reuniam, só que pela internet — compara Pujol.

Outro sistema que está sendo usada na clínica é o Telecardio. No próprio posto, onde não há cardiologista, um paciente pode realizar um eletrocardiograma e receber seu resultado. Após a realização do exame, o laudo é enviado pela internet para um especialista analisar no Hospital Miguel Couto.

— O Telecardio facilita o sistema de saúde e a vida do paciente. Hoje, a pessoa roda os hospitais para fazer o exame. Depois volta para pegar o resultado e para nova consulta — diz Dohmann.

Palestra da Defesa Civil

Palestra da Defesa Civil

A CFOE recebeu a visita de representantes da Defesa Civil municipal que contribuíram em nossa formação com uma palestra para os Agentes Comunitários de Saúde.








Clinicas da Família SMSDC/SUBPAV

Clinicas da Família SMSDC/SUBPAV

A Clinica da Família Olímpia Esteves inaugurou uma nova etapa do Programa Saúde da Família no Rio de Janeiro. Esse vídeo, idealizado e produzido pela Profª Luisa Pessoa, da Fiocruz/ENSP, traz imagens e depoimentos de nossos profissionais, assim como de profissionais envolvidos com o desenvolvimento da Estratégia em nosso município como o Dr. Oscarino Barreto Junior, médico da família e comunidade, e a Dra. Mônica Coelho, coordenadora da AP 2.1.

Assista ao vídeo aqui

Curso Introdutório às Equipes da CFOE

Curso Introdutório às Equipes da CFOE

Drs. Daniel Soranz, Augusto Rosário, Rogério Bittencourt, Marisol Seabra e Isabela Apocalypse

Dr. Augusto, da CAP 5.1 e o Subsecretário de Saúde da SMSDC/SUBPAV, Dr. Daniel .

A Equipe de Implantação da CFOE

A Equipe de Implantação da CFOE

Dra. Denise Almida, da CAP 2.2 e Dra. Márcia Valéria Leal , da CAP 1.0,
profissionais extraordinárias que traduzem a nova cara do SUS:
Compromissso, Capacitação e Humanização.



A Equipe reunida:
Gert Wimmer, Edila Aleixo, Eduardo Maia, Bete Dorighetto, Jalmir Ângelo, Marli Souza, Paulinho Marques, Márcia Valéria, Daniel Soranz, Carlos Pujol, Bianca Salazar, Vagner Monteiro, Daniela Tarta, Denise Almeida e Márcia Rendeiro.

Inauguração da CF Olímpia Esteves - 14/11/2009

Inauguração da CF Olímpia Esteves - 14/11/2009


A Prefeitura do Rio inaugura, no sábado, 14 de novembro, a Clínica da Família Olímpia Esteves, em Realengo (Rua Olímpia Esteves, s/nº). Esta é a primeira unidade do novo modelo de saúde adotado pela atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) que tem como objetivo focar as ações na atenção primária, trabalhar a prevenção e a promoção da saúde e realizar diagnóstico precoce de doenças. Nessa nova estratégia, o cidadão terá uma equipe de saúde que oferecerá atendimento personalizado. A clínica terá horário de atendimento ampliado, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 h, e aos sábados, das 9 às 12 h, proposta que deverá ser aplicada gradativamente às demais unidades de atenção primária da cidade. A unidade será a primeira a utilizar prontuário eletrônico, através do modelo desenvolvido pelo Datasus. No total foram investidos cerca de R$ 2,35 milhões.
O secretário municipal da Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, ressalta o diferencial da nova estratégia: “o Saúde Presente tem como prioridade aumentar a cobertura de saúde da família na cidade e melhorar a qualidade de vida da população. Esse programa vai garantir serviços de qualidade, com recursos e tecnologia de ponta também na atenção básica.”
A expectativa é que sejam realizadas mensalmente 5.760 visitas domiciliares, além de 570 atendimentos odontológicos e 300 exames preventivos. Para tanto, a unidade contará com seis equipes de Saúde da Família, cada uma formada por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, seis agentes comunitários de saúde e um agente de vigilância em saúde. Também atuarão com as equipes três dentistas, três auxiliares e um técnico de saúde bucal, totalizando 67 profissionais que cuidarão de cerca de 24 mil pessoas que moram na região. A população assistida contará ainda com um telefone de plantão da sua equipe de saúde, que funcionará 24 horas, para orientações em casos de urgência e emergência.
Entre os serviços que serão oferecidos estão consultas médicas (adulto e pediatria), de enfermagem, de pré-natal e saúde bucal. Os moradores poderão ainda receber vacinas, realizar exames laboratoriais, raios-x, ultrassonografia e teste do pezinho. O tratamento e o acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos, com tuberculose e hanseníase também estarão disponíveis, o que diminuirá a evolução de doenças mais graves que, quando não tratadas adequadamente, podem resultar em infartos, acidentes vasculares cerebrais, insuficiências renais, entre outras.
A clínica Olímpia Esteves conta com consultórios de clínica médica, pediatria, hipertensão, aleitamento e ginecologia além de sala de curativos, imunização, procedimentos e de práticas integrativas complementares (massagens, fitoterapia, acupuntura, homeopatia). Haverá ainda sala de saúde bucal, uma central de esterilização completa, sala de reunião, farmácia e um auditório com capacidade para 50 pessoas. A unidade possui quatro equipamentos de saúde bucal com os periféricos (ultrassom e fotopolimizador), quatro equipamentos completos de ginecologia e mais um equipamento de práticas integrativas complementares.
Haverá ainda uma unidade da Academia Carioca da Saúde e Envelhecimento Saudável, equipada com dez aparelhos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbica de seus usuários. Os exercícios são de fácil execução e podem ser praticados por diferentes faixas etárias e por grupos especiais, como hipertensos, diabéticos, entre outros.
Unidade será a primeira a ter segunda opinião médica por teleconferência
A inauguração da Clínica da Família Olímpia Esteves marca o início da atuação do serviço de Telemedicina no município do Rio. A unidade será interligada com uma central que contará com equipes treinadas para dar apoio diagnóstico com realização de segunda opinião, exames à distância e encaminhamento em quadros clínicos mais complexos. Trata-se de um projeto piloto, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que pretende dar suporte e resolubilidade ao sistema de saúde, trazendo eficiência e comodidade para a população. A primeira região a ser totalmente contemplada com os recursos de telemedicina será a de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência. A meta da SMSDC é implantar o sistema em quarenta unidades de saúde, além dos quatro grandes hospitais municipais de emergência (Souza Aguiar, Miguel Couto, Salgado Filho e Lourenço Jorge). O investimento estimado para a implantação da primeira fase do serviço é de R$ 2 milhões.
Com isso, a SMSDC pretende aperfeiçoar e otimizar o serviço prestado nas unidades de Saúde da Família, possibilitando que os casos sejam resolvidos de forma mais rápida e ágil, melhorando a qualidade de vida da população e, por consequência, diminuindo assim a procura da população pelos hospitais de emergência da cidade ou por agendamentos de consultas com especialistas.
Além disso, a Prefeitura do Rio e a Telecom Itália, por meio da TIM Brasil, assinarão termo de cooperação para funcionamento de parte do programa, com transmissão de exames por internet e telefonia móvel. O piloto está implantado nos postos da comunidade Santa Marta e na Ilha de Guaratiba, que estão conectados ao serviço de cardiologia do Hospital Municipal Miguel Couto. O hospital recebe os exames de eletrocardiograma, onde os cardiologistas avaliam e emitem o laudo.
Saúde Presente: o plano que vai mudar a saúde do Rio
O Saúde Presente marca o início de uma nova fase para o atendimento de saúde do carioca. Com ele, a população passa a contar com um sistema integrado e personalizado de assistência onde cada cidadão terá uma equipe de saúde que o acompanhará. O programa divide a cidade em dez áreas e prevê a cobertura completa de saúde em cada região. As duas primeiras áreas a terem o projeto implantado serão as que englobam os bairros de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência e região do Méier e Grande Méier. Até o fim do primeiro semestre de 2010, esses bairros terão 100% da rede implantada.
Para garantir que toda a população dessas regiões tenha cobertura de Saúde da Família, a Prefeitura irá construir novas unidades e reformar as já existentes. O horário de funcionamento das unidades será ampliado.
Com o Saúde Presente será possível melhorar os indicadores de mortalidade materno-infantil e a qualidade de vida da população, além de reduzir custos hospitalares, na medida em que aumentará a medicina preventiva, diminuindo internações, consultas e exames.
A meta da Prefeitura é construir 70 clínicas da Família até 2012. Ao todo, a cidade terá em torno de 50% de cobertura de Saúde da Família, com cerca de 1.500 equipes, saindo de uma cobertura de 210 mil para 3 milhões de habitantes. A atual gestão assumiu a cidade com um quadro de apenas 3,5% de cobertura e já elevou este número para 8,5%.
Unidades que compõem o Saúde Presente: Clinicas da Família/Saúda da Família, Centro de Especialidades Odontológicas, Policlínica, Unidades de Pronto-atendimento 24 horas (UPA), CAPSad e CAPSi – Centros de Atenção Psicossocial, Hospital de referência, Farmácia Presente.

Processo Seletivo para os ACS

Processo Seletivo para os ACS

O processo seletivo para os Agentes Comunitários de Saúde da CFOE ocorreu em 18 de outubro de 2009, um domingo, e foi realizado na Faculdade Machado de Assis, em Santa Cruz.



Clique nas fotos para ampliar


A prova começou às 9h com os candidatos distribuidos por 15 salas da Instituição.






A Equipe da CAP 5.1, do PSF da AP 5.1, do Campo e da FMA





A Construção da Clínica da Família

A Construção da Clínica da Família

Uma das reuniões com as lideranças comunitárias para a explanação da Estratégia Saúde da Família e avaliação das expectativas dos usuários, realizada na Escola Municipal frei Vicente Salvador. Uma delas, a escolha do nome do então "PSF Barata" por voto popular foi acolhida e o resultado foi o batizado da nova unidade como "Clínica da Família Olímpia Esteves".





As obras na Saúde Bucal em setembro de 2009.

Infográfico

8 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,543,671 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
34,628 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Olímpia Esteves, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3309-3487