CF OLÍMPIA ESTEVES

Rua Olímpia Esteves, S/N - Padre Miguel - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21775-002 | ☎ Telefone: (21) 3309-3487
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Hélio Alves | CNES 6387152 - ESF: 08 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

14 de janeiro de 2011

Prefeitura e as Clínicas da Família

Prefeitura e as Clínicas da Família

materia_clinica_familia_ci_1547galeria_clinica_familia_nilcea_lv_6004

Depois de ampliar o atendimento de emergência com as UPAs 24 horas, o governador e candidato à reeleição, Sérgio Cabral, pretende investir na saúde básica com as Clínicas da Família, semelhante ao modelo já adotado pela Prefeitura do Rio. As Clínicas da Família permitem ao paciente marcar consultas e ser acompanhado por um médico, como acontece nos consultórios particulares. Prevenir a doença, antes da enfermidade se instalar.  Até 2011, serão construídas 50 clínicas nas regiões Metropolitana I e II por meio do sistema de gestão compartilhada – o governo constrói e equipa, e a prefeitura opera.
Moradora de Padre Miguel, Eliana Alves dos Santos Silva, de 51 anos, aprova o sistema implementado pelo município do Rio. Ela é consultada e faz exames na Clínica da Família Olímpia Esteves, em Realengo, além de receber visitas regulares dos agentes de saúde. Satisfeita com o atendimento, ela recomenda a clínica para outras partes do estado:
- Eu recomendo as clínicas porque, se a gente tem a prevenção perto de casa, evita o transtorno de sair correndo por causa de uma doença – resume Eliana, que tem sua pressão arterial monitorada mensalmente: – Tenho sido muito bem atendida. Quando eu preciso, o agente ou o médico vêm na minha casa. E o posto tem dado os remédios também.
Nas clínicas da prefeitura há consultórios, farmácia com medicamentos gratuitos, vacinação, odontologia e oferta de exames laboratoriais, preventivo, além de programas de combate à hipertensão, acompanhamento pré-natal e ginástica para a terceira idade. Nas clínicas que serão construídas pelo governo serão oferecidas ainda outras especialidades. E em algumas unidades haverá ainda o Programa Saúde da Família, estratégia do governo federal instalada em várias partes do Brasil e utilizada também como base para as clínicas da prefeitura do Rio. 
A equipe da Clínica Olímpia Esteves tem um mapa da área ao redor da clínica por meio do trabalho dos agentes de saúde. Isso ajuda os profissionais a conhecer melhor os moradores e suas necessidades por meio de visitas cercadas de atenção e carinho.
- Nós visitamos as pessoas e fazemos o acompanhamento dos membros da família, em especial crianças, idosos, gestantes, pessoas com deficiências e acamados. Traçamos o diagnóstico da área e levamos para a clínica. Agendamos horários para os pacientes e informamos a eles em uma próxima visita – explica o agente de saúde Rodrigo de Oliveira Silva, que encontrou resistência no início das visitas domiciliares: – As pessoas não entendiam bem o trabalho. Hoje, elas gostam e a gente vê no olhar de cada um a gratidão por ter uma clínica perto de casa.
Paciente da Clínica da Família Olímpia Esteves, Maria Helena do Nascimento, de 69 anos, gosta de receber as visitas e ser acompanhada de perto pelos profissionais da unidade:
- Quando a gente tem alguma coisa, eles já marcam para alguém da família, meu neto ou pra mim. Já passaram exame de vista, de sangue, eletrocardiograma e até preventivo eu já fiz aqui. Ter a consulta marcada é bom porque a gente não fica no sol esperando.
Academia Carioca da CFOE
As Clínicas da Família vão se tornar o segundo passo para quem procurou a UPA em uma situação de emergência. Os postos serão responsáveis pelo acompanhamento dos pacientes atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas que não precisam de internação. Por exemplo, se uma pessoa procurar a UPA com uma crise de hipertensão, ela será posteriormente encaminhada a uma Clínica da Família para realizar um tratamento de longo prazo e fazer exames periódicos.
- O posto de saúde da família diminui o afluxo nas emergências dos grandes hospitais e cria vínculo entre a equipe e o paciente crônico. E através das visitas, os agentes descobrem as doenças escondidas nos domicílios, acompanham o desenvolvimento da enfermidade, promovem ações de saúde e atuam na prevenção – afirma o diretor da Clínica da Família Olímpia Esteves, Carlos Pujol.  
Paciente da Academia Carioca, de ginástica para a terceira idade, Nilcea de Souza, de 61 anos, vê a Clínica da Família como uma maneira de estar sempre saudável:
- Gostei da clínica porque é perto da minha casa. A população é muito carente. Com a clínica e a ginástica, vou manter a saúde

Infográfico

8 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,543,671 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
34,628 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Olímpia Esteves, S/N - Padre Miguel

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3309-3487