‘Prontuário eletrônico’ nas Clínicas da Família agilizam atendimento a pacientes no Rio
POR PÂMELA OLIVEIRA
Rio - Vinte e quatro mil moradores da região de Santa Margarida, em Campo Grande, ganham hoje uma nova unidade de saúde. A Clínica da Família Rogério Rocco é equipada com o ‘prontuário eletrônico’ — software que permite aos médicos acessar todo o histórico dos pacientes através de computador. A unidade que começa a funcionar hoje é a 10ª a contar com este avanço tecnológico, que a partir deste mês será estendido a outras 18 clínicas.
“Com o prontuário eletrônico, numa nova consulta de um mesmo paciente, os médicos têm condição de saber se ele tem hipertensão, se é diabético, se tem histórico de doenças crônicas na família. Ou seja, o paciente não precisa repetir o que foi dito na primeira vez. Isso agiliza o atendimento e gera confiança do paciente”, explica o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann. Segundo ele, os agentes de saúde vão às casas dos moradores da região e coletam informações sociais, como principais atividades, condições de moradia, idade e aspectos da saúde, como existência de doenças crônicas.
TRATAMENTO MAIS EFICIENTE
As informações alimentam o prontuário eletrônico, no qual o médico insere dados clínicos e usa a base de dados para dar diagnósticos mais precisos e indicar tratamentos mais eficientes, de acordo com os hábitos e condições de vida. “Com isso, teremos uma base de dados fiel à realidade. Será possível elaborar programas de saúde mais específico e com resultados eficazes”, afirma Dohmann.
Responsável pela implantação do sistema de prontuário Vitacare, que atua em 66% das Clínicas da Família do Rio, Luis Cruz explica que o sistema foi adaptado do que é usado no Programa Saúde da Família de Portugal. “Foram necessárias adaptações, como a inclusão de informações sobre saúde odontológica, que em Portugal não é feita na atenção básica. Além disso, algumas condições de saúde, como Doenças Sexualmente Transmissíveis e tuberculose, de baixa incidência em Portugal, foram incluídas na versão brasileira”.
Responsável pela implantação do sistema de prontuário Vitacare, que atua em 66% das Clínicas da Família do Rio, Luis Cruz explica que o sistema foi adaptado do que é usado no Programa Saúde da Família de Portugal. “Foram necessárias adaptações, como a inclusão de informações sobre saúde odontológica, que em Portugal não é feita na atenção básica. Além disso, algumas condições de saúde, como Doenças Sexualmente Transmissíveis e tuberculose, de baixa incidência em Portugal, foram incluídas na versão brasileira”.
Mesmo que paciente se mude, prontuário será acessado
“Além de ser bem tratada, eu não perco o dia para que meus filhos sejam atendidos. E não preciso ficar repetindo tudo a cada consulta, nem levar todos os exames para o médico. Já está tudo registrado no computador, até os remédios a que tenho alergia, por exemplo”, diz Cristilane, atendida na Clínica Olímpia Esteves, em Realengo.
Segundo Dohmann, o sistema de prontuário das clínicas é interligado. Ou seja, caso Cristilane se mude, o prontuário dela e da família poderá ser acessado por outra clínica da família.
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